Óleos Carreadores - O que são?

Os óleos carreadores, ou óleos de base, são aqueles nos quais os óleos essenciais são diluídos antes de seu uso (massagem, banhos, tratamentos). Compostos em sua maioria de ácidos gordurosos, os óleos carreadores são de origem vegetal. 
A maioria destes óleos é retirado de nozes e sementes. 
Eles são facilmente absorvidos pela pele e muitos tem propriedades terapêuticas. 
Os óleos carreadores de melhor qualidade são extraídos por pressão a frio e não refinados.



A calêndula é, por si só, especial, pois ajuda a combater infecções. A calêndula é indicada como coadjuvante nos tratamentos acneicos, com alto poder de cicatrização. Possui ação calmante e refrescante para peles sensíveis, avermelhadas e delicadas. O óleo de calêndula pode ser usado em pele seca, normal e oleosa. Favorece a regeneração do tecido, além de exercer atividade anti-inflamatória. Por isso, é indicado para problemas epidérmicos: insolação, assaduras, acne, abscesso e até fissuras nos mamilos.


O óleo de semente de uva está disponível só como óleo refinado, mas é um óleo de massagem muito usado, pois sua textura fina é facilmente absorvida pela pele e é um dos melhores óleos excipientes que há para pele oleosa. Ele é verde-claro e pode ser misturado com um óleo carreador mais pesado e nutritivo, para maior eficácia sobre a pele.


O óleo de jojoba é, na verdade, uma cera líquida, embora atue como os outros óleos carreadores. Tem textura leve e penetra profundamente, sendo apropriado para todos os tipos de pele: seca, normal, oleosa. A composição química da jojoba lembra bastante o lubrificante natural da pele, o que dá a esse óleo excelentes propriedades hidratantes e emolientes e o torna uma ótima escolha como óleo carreador para fins de aromaterapia e para as massagens faciais. O óleo de jojoba é bom para engrossar cremes.


O óleo de sementes de rosa varia do amarelo-claro ao laranja-forte, e é um óleo carreador cada vez mais popular devido às sua propriedades de regenerar os tecidos, o que pode ajudar a retardar os sinais de envelhecimento. Especialmente apropriado para peles secas, maduras, queimadas de sol e sem brilho, é melhor usá-lo numa diluição de 20% com um óleo carreador mais leve. (como o óleo de semente de uva)


Este óleo, praticamente incolor, é indicado para massagem corporal em pele normal ou oleosa. Além disso o óleo de girassol tem qualidades preciosas provenientes de certos ácidos graxos – as pseudovitaminas F – sendo indicado como coadjuvante nos tratamentos de dermatoses.

fonte de pesquisa:
Tudo sobre Aromaterapia - Adão Roberto da Silva - 2.001